!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Panteras Rosa: Marcha LGBT no Porto já este ano

quinta-feira, maio 25, 2006

Marcha LGBT no Porto já este ano

Divulgamos comunicado emitido pelas associações que se encontram a organizar o evento:

"Um grupo de colectivos e activistas ligados ao movimento LGBT e a outros movimentos sociais está a organizar uma marcha do orgulho LGBT na cidade do Porto, a realizar-se no dia 8 de Julho do corrente ano.
Esta marcha tem a sua origem em Nova Iorque, EUA, onde, dia 28 de Junho de 1969, no bar Stone Wall Inn, homossexuais resistiram publicamente à descriminação e violência. A partir desta data histórica, as mais importantes cidades do mundo organizam anualmente a Marcha do Orgulho LGBT.
Hoje, mais do que nunca, tornou-se imperativo prosseguir com esta iniciativa que visa, não só despertar a região para as diferentes orientações sexuais e identidades de género, mas também espertar consciências e consequências, tanto a nível cívico como legal, fomentando uma cultura política e social de igualdade. Acima de tudo, este é o momento de dizermos BASTA!Basta de transfobia, bifobia, homofobia (em qualquer das suas vertentes: lesbofobia ou gayfobia), como motivo de tantas violências e discriminações.Este foi o ano do assassinato de Gisberta (transexual, imigrante, HIV+, sem abrigo..), violentada e morta no Campo 24 de Agosto.
Este é o ano em que queremos sair para a rua e afirmarmos a nossa identidade enquanto cidadãos, consecutivamente votada ao esquecimento, à marginalização, à guetização e à violência nas suas formas mais brutais. Todos percorremos caminhos diferentes, mas convergimos hoje em torno de um objectivo comum. E é na procura de convergências cada vez mais alargadas e inclusivas, que vimos convidar a vossa associação a colaborar na organização desta marcha. A marcha acontecerá, como já foi referido, no dia 8 de Julho e partirá do Campo 24 de Agosto, pelas 15h, em direcção à praça D. João I, onde desembocará numa sessão pública, com leitura de um manifesto e posterior animação de rua. Encontramo-nos neste momento em fase de arranque, estabelecendo contactos e organizando tarefas.Gostaríamos de contar, da vossa parte, com a participação na construção deste evento e na elaboração de um manifesto que expresse todas as nossas reivindicações".


A organização da marcha do orgulho LGBT do Porto 2006
orgulhoporto@gmail.com

Etiquetas: