!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Panteras Rosa: Nem à minha mãe posso doar sangue!

segunda-feira, maio 21, 2007

Nem à minha mãe posso doar sangue!

Continua a haver muitos ecos da acção sobre o sangue, muita pessoas a comentar e também algumas dúvidas, que podemos ir esclarecendo. Retirados, mais ou menos aleatoriamente, da blogoesfera:

No Glória Fácil, o blog da jornalista Fernanda Câncio (entre outr@s), um texto da médica Ana Matos Pires, que esteve connosco na referida acção das Panteras: http://gloriafacil.blogspot.com/2007/05/do-caixoto-do-glria-sobre-o-assunto-do.html
Nada podia ir melhor de encontro aos nossos objectivos do que motivar um discurso médico contra esta proibição, que possa desenvolver-se para lá do activismo LGBT, e partilhar connosco as dúvidas que
temos colocado sobre a segurança do sistema de recolha de sangue, e os riscos para a saúde pública que consideramos estarem em causa, e dos quais a discriminação de dadores homossexuais é quase apenas um sinal.

http://womenageatrois.blogspot.com/2007/05/blog-review-do-sangue-e-de-outras.html

http://womenageatrois.blogspot.com/2007/05/da-desonestidade-ou-da-burrice-googlar.html

Leiam também a discussão da Fernanda Câncio, no mesmo blog, com alguns defensores da proibição.
http://gloriafacil.blogspot.com/2007/05/os-doutoramentos-pelo-google.html
http://gloriafacil.blogspot.com/2007/05/o-direito-do-joo-miranda-ignorncia-e-ao.html
http://gloriafacil.blogspot.com/2007/05/e-o-jcd-tambem-quer-ter-direito-ao.html

Não percam, no RITITI, o excelente texto PRÉMIO VAI AO CU A TI: O ESTADO PORTUGUÊS, EM GERAL (http://www.rititi.com/2007/05/prmio-vai-ao-cu-ti-o-estado-portugus-em.html)


Infelizmente, a discriminação chega mesmo ao ponto de dadores gays poderem ser recusados até quando se trata de doarem para os seus familiares, uma dúvida colocada, por exemplo, no Ser Gay .

Como já acompanho a questão da doação de sangue há muitos anos, sei do que falo. A questão foi originalmente levantada pela ABRAÇO, e, nos anos 90 por um dos precursores do movimento LGBT português - o José Carlos Tavares, do GTH-PSR. Em 2003, há registo de uma queixa apresentada por ele ao Ministério da Saúde: quis doar sangue para a sua mãe, então em internamento hospitalar no Garcia D'Horta, e foi impedido de o fazer.
Tenho a cópia desse documento à minha frente.

Etiquetas: , , ,