!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd"> Panteras Rosa: “As TREZE discutem feminismos radicais”

terça-feira, março 09, 2010

“As TREZE discutem feminismos radicais”

13 Março | 18h | Crew Hassan, Lisboa

“As TREZE discutem feminismos radicais”

Tertúlia com Célia Metrass (MLM, 1º movimento feminista radical português) e Sérgio Vitorino (Panteras Rosa)

Organização: UMAR | www.umarfeminismos.org | 21 887 30 05

Crew Hassan: R. das Portas de Santo Antão, 159, 1º

O GRUPO DAS TREZE* surgiu em 1911 e pretendia combater a ignorância e as superstições, o obscurantismo, o dogmatismo religioso e o conservadorismo que afectavam a sociedade portuguesa e impediam a emancipação das mulheres.

Para celebrar os 100 anos da Implantação da República e lembrar as mulheres republicanas que se destacaram na luta pelo fim da monarquia e pela proliferação dos valores da liberdade, igualdade e fraternidade, como foram o Grupo das Treze, a UMAR desenvolve encontros, tertúlias, acções de rua, durante todo o ano, no dia 13 de cada mês, tal como o Grupo das Treze o fez, de 1911 a 1913.

* Constituído por Adelina Marreiros, Ana Augusta de Castilho, Antónia Jesus da Silva, Berta Vilar Coelho, Carolina do Nascimento A. Neves, Carolina Rocha da Silva, Emestina Vitória P. Santos, Filipa de Oliveira, Honorata Dias de Carvalho, Judite Ponte Rodrigues, Lenia Loyo Pequito, Lídia Solano de Oliveira, Maria da Madre de Deus D. de Almeida, Maria Veleda, Maria Assunção da Silva.